quarta-feira, 12 de setembro de 2012

De volta as margens do Rio Iriri - A jornada continua...

Certo amigos! No final de semana junto com meu amigo Filipe Leivas, que sempre tem me acompanhado em passarinhadas na região de magé (ao qual agradeço, por que sem a companhia dele eu não teria realizado alguns registros), decidimos explorar bastante a área de Mauá e Suruí, pois esta área é bastante interessante para fotografar as aves de manguezais e ambientes costeiros. Saímos de Piabetá as 7 da manhã, equipados com nossas câmeras e fomos de moto que é bem mais rápido. A primeira parada foi em Mauá fica bem mais perto que Suruí, pois  na ultima vez que estivemos por lá podemos registrar um bando enorme de biguás caçando um cardume de sardinhas e um bandinho de garças que estavam na margem, fomos no intuito de encontrar este grupo novamente e alugar alguma embarcação para chegar mais perto, chegando na praia de São Francisco pude observa um pequeno grupo de trinta-réis-de-bando descansando em algumas estacas de uma antiga ponte juntamente com garças e biguás cuja maré estava bastante baixa, tentei me aproximar mais notei que a lama que estava no local estava afundando ,logo  só conseguiria uma foto boa se eu me aventurasse na lama, não hesitei tirei meus sapatos e entrei na lama ate o tornozelo em certos pontos, fui me aproximando e logo a frente pousou um gaivotão bem pertinho de mim, pude fazer alguns registros com direito a filmagem e tudo....


 trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) e alguns Bigúas (Phalacrocorax brasilianus)





 gaivotão (Larus dominicanus)

gaivotão (Larus dominicanus)





Depois de algumas fotos do gaivotão, escutei os gritos do martim-pescador-grande, pude observar ele em ação, ele ficava parado no ar, batendo apenas as asas( que nem um beija flor que paira no ar),olhando para baixo e depois mergulhava rapidamente, era incrível como ele caçava!! muitas vezes pude  observar ele dando estes mergulhos em poleiros fixos e não deste jeito, então ele foi para as estacas e ficou la se secando um pouco e descansando, foi dai que pude fotografa-lo...

 martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)

 martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)

 martim-pescador-grande (Megaceryle torquata)



Tentei me aproximar dele um pouco mais porem ele não me permitiu e bateu em retirada sempre gritando, uma maravilha. Um pouco mais à frente, o grupo dos "trintas" ainda estava descansando ,fui me aproximando o máximo que pude para poder  fotografa-los....
 

  trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus)

 trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus)

  trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus)



Depois de algumas fotos bem legais, foi aparecendo aos poucos outras espécies, como por exemplo: savacu, urubus, garça azul e carcará.

 savacu (Nycticorax nycticorax)

 caracará (Caracara plancus)


Depois que sai da lama e levai o pé na casa de um morador que gentilmente me ofereceu uma torneira com água corrente e estávamos nos preparando para irmos a Suruí, onde o Sr. Nicolau nos esperava para sair de barco, notei que o mesmo gaivotão que tinha fotografado minutos antes infelizmente estava agarrado numa linha de pesca junto com uma carcaça de peixe, ele tentou levanta voo mais não conseguiu e ficou deitado, me deu um aperto no coração tirei o sapato e entrei novamente na lama no intuito de salvá-lo,  mais na medida que eu avançava devagar para não espanta-lo não adiantava pois ele se afastava de mim, infelizmente ele entrou dentro da água e se afastou muito, espero que ele tenha conseguido se livrar da linha.

  


gaivotão (Larus dominicanus) preso a linha de pesca e caracará (Caracara plancus) se alimentando da carcaça do peixe.



Sentindo-me impotente por não ter conseguido ajudar lavei o pé novamente pegamos os equipamento e fomos a Suruí, chegando demos uma pequena parada no barzinho ainda preocupado com o gaivotão tomamos um refrigerante bem gelado  para refrescar e fomos ao encontro do Sr. Nicolau, entramos no carro  e ele e nos levou na entrada do rio Iriri, onde pagamos um pequeno barco a remo e começamos a descer o rio para fotografar algumas espécies que ficam mais na margem.

Preparativos para a descida no Barquinho Vermelho

 Filipe Leivas

Filipe Leivas

Eu e Filipe Leivas, ignore minha cara de medo da canoa virar hehe


 Rio Iriri



Na medida em que avançamos observamos muitos Martins pescadores, garças e socós, mas a espécie que mais queria fotografar era o savacu-de-coroa que sempre se assustava com o barquinho e voava para longe, depois que notei que estávamos a bordo de um barco vermelho, tava explicado porque assustávamos os bichos... porem não desistimos, observei uma movimentação na vegetação de mangue a frente e pedi silêncio e para o Sr. Nicolau não remar,o barquinho foi descendo bem devagar e silencioso, enfim surgiu o savacu de coroa e conseguimos o registro....

savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea)

 savacu-de-coroa (Nyctanassa violacea) 



Na curva do rio no topo da arvore uma garça-moura descansava tranquilamente e não se importou com a cor forte do nosso barquinho....

 garça-moura (Ardea cocoi)

 garça-moura (Ardea cocoi)

Chegando a uma parte onde quase o barco não passou, pois a maré ainda continuava baixa ainda assim,pudemos observar : martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) , martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana), biguatinga (Anhinga anhinga), biguá (Phalacrocorax brasilianus), falcão-de-coleira (Falco femoralis), garça-azul (Egretta caerulea) e um colhereiro (Platalea ajaja)  que passou voando um pouco longe.

"Foi muito gostoso e relaxante poder descer de barco e fotografar no rio Iriri."


Vista do Google earth do Rio Iriri, percorremos cerca de 2,5km

Desembarcamos, pegamos o carro deichamos o Sr.nicolau em casa e fomos dar mais uma voltinha em algumas áreas de campo e mata, consegui um registro novo para Magé, a saíra-de-chapéu-preto,  na hora  não consegui identificar, somente depois com a foto editada (postada no Wikiaves) que os amigos identificarão para mim, antes a mesma estava em uma condição de luz muito ruim...observamos outras espécies; saíras, risadinha, picapauzinho-de-testa-pintada,  sabiá-do-campo, andorinha-do-campo e  pica-pau-do-campo...

  Leivas e nosso meio de transporte.

 saíra-de-chapéu-preto (Nemosia pileata) registro inedito para a região

 picapauzinho-de-testa-pintada (Veniliornis maculifrons)

 risadinha (Camptostoma obsoletum)

rendeira (manacus-manacus)

 pica-pau-do-campo (Colaptes campestris)

 sabiá-do-campo (Mimus saturninus)

 andorinha-do-campo (Progne tapera)

O dia foi maravilhoso, com registros ao qual estava atrás a algum tempo e que pude com a ajuda de Deus e dos meus amigos realiza-los.
 Magé a cada dia mais vem me surpreendendo com sua avifauna e por isso precisa ainda mais de minha dedicação a explorar e encontrar registros novos e principalmente da proteção de nossas matas que vem sendo desmatadas e ocupadas indevidamente, obrigado por lerem e até a próxima passarinhada....
 


Texto: PauloDias
Revisão: Diana Rocha
Fotos: PauloDias e Filipe Leivas

2 comentários:

Anônimo disse...

Finally a person that puts some real work into a blog. I do like what you have done with the blog.

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo belo trabalho informativo. Gostaria de comunicar ao autor que este texto foi integralmente copiado, assim como as fotos também e publicados (matéria integral e todas as suas fotos) nestes dois blogs: http://virtude-ag.com/pa-rio-iriri-mage-set2012-paulo-dia/ E http://www.birdwatcher.com.br/index.php/artigos/birdwatching/2314-de-volta-%C3%A0s-margens-do-rio-iriri-mag%C3%A9-%E2%80%93-rj-set-2012-por-paulo-dias