quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

De Barão a Rio do Ouro.

Mais uma manhã linda de sábado em Magé e um ótimo dia para passarinhar, juntamente com minha companheira a maquina fotográfica, fui mais uma vez em Barão de Iriri, eu sempre me esqueço que tenho que ligar antes para o Sr.Nicolau, pois se eu não ligo avisando que estou indo em Barão quase sempre e difícil encontra-lo em casa, mais desta vez o encontrei sentado em baixo do coqueiro descansando, pois tirou a manhã para aparar o gramado do quintal então por esta ocasião não foi possível me acompanhar cedo, mais me pediu para que voltasse depois das 11 da manha.

Panorâmica do Rio Iriri

Por hora tive que procurar as aves sozinho, não demorou muito para escutar as sabiá-barranco (Turdus leucomelas)  cantando no mangue, fui seguindo o seu canto e assim a encontrei paradinha em um galho cantando melodicamente ficou cantando por vários minutos e eu não pude deixar de contemplar a sua beleza...

sabiá-barranco (Turdus leucomelas)


 Ali perto novamente encontrei um casal de figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor) , nessa área e fácil fácil de observá-las e fotografar, estavam caçando alguns mosquitinhos e dificilmente ficavam quetas..




figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor)

figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor)

Encontrei um filhote de joão-de-barro (Furnarius rufus) pedindo alimento enquanto o pai pousado no fio esperava o momento de descer para alimentar o seu filhote, fiquei aguardando para registrar este momento lindo, mais o filhote saiu andando em passos rápidos ate chegar em uma cerca e então ele voou para o outro lado da cerca, o pai desceu e rapidamente e deu a gostosa papinha na boca do filhotão, estavam bem escondidos e sem chance de fotos, então o filhote voou e pousou  na cerca de madeira e ficou ali por um tempo esperando novamente o pai...



joão-de-barro (Furnarius rufus)

joão-de-barro (Furnarius rufus)

joão-de-barro (Furnarius rufus)
Esperei novamente o ''Pai João'' voltar mais o filhote deu uns pulinhos na cerca foi um pouco mais para frente e voou desaparecendo no brejo ao lado... 
 Ouvi a vocalização da sanã-carijó (Porzana albicollis), bem próxima,tem um bom tempo que to atras de uma foto desta espécie,então fiquei parado e ela cada vez vocalizava mais alto, fui me aproximando olhei em uma moita ao lado de uma valeta e vi ela paradinha vocalizando, mais novamente passou um carro, como da ultima vez quando estava prestes a fotografá-la assim assustando ela, porem notei um detalhe ela veio para minha direção e entrou em uma espécie de toca com muito mato trançado, fiquei olhando quando vi algo pequenino e pretinho saindo da toca, era um filhote de sanã-carijó, e havia encontrando um ninho o filhote saiu rapidamente e voltou... me afastei um pouco coloquei o playback e ela me respondeu, parei de tocar e um silencio pairou no ar por alguns minutos, ate que ela novamente voltou a vocalizar, fui indo devagar para aquela mesma moita onde tinha avistado e ela estava parada no mesmo lugar vocalizand, enfim consegui fotografar esta linda espécie que tanto queria, valew a canseira hehe

sanã-carijó (Porzana albicollis)
 O tempo havia passado e nem tinha notado, enquanto voltava a casa do Sr,Nicolau encontrei um tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis)  do campo cantando em cima de um galinho quebrado e claro que não deixei de fotografá-lo.

tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis)



Chegando na casa do Nicolau ele me ofereceu um almoço, não tive como recusar (pois estas coisas não se nega hehe) almoçamos, contei do meu feito com a sana-carijó onde mostrei a foto na câmera que ele ficou admirado, conversamos um pouco e logo saímos, ele ficou de me mostrar uma estrada nova que entrava na Rio-Teresópolis e saia em Cachoeira grande, pegamos o carro, entramos em uma estrada de paralelo que beirava o Rio Suruí, e logo estava em uma área rural ele me ofereceu para levar o carro naquela área pois caso eu avistasse algo eu parava e ali de dentro do carro registrava, não demorou muito e encontrei um urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus) sendo atacado por vários quero-quero , encostei o carro e desci para fotografar mais o ataque tinha  parado porem o urubu estava la um pouco assustado de ter levados alguns cascudos parado no mourão... 


urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus)


urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus)



Fiquei ali observando o movimento, mais nada de interessante entramos no carro e continuamos a procura, passamos por vários campos e pastos, alguns lugares com vistas maravilhosas para a serra de Santo Aleixo, quando ouvi um grito de uma coruja-buraqueira, rapidamente parei o carro e fui a procura, e encontrei a linda parada na pedra me olhando com aqueles olhos amarelos e encantadores...

coruja-buraqueira (Athene cunicularia)

Passamos em frente a algumas fazendas e cachoeiras, e por fim saímos em Cachoeira Grande foi interessante aquela estradinha, mais o horário que fomos não havia muita movimentação de aves, a não ser alguns caracarás, e gaviões carijós que avistamos pelo caminho, fomos em outra área chamada de vala-preta, eu nunca tinha visitado esta área achei muito interessante e pude fazer 3 registros novos para Magé.
Entramos no Rio do Ouro e fomos a direção da vala preta,  a estrada ia beirando um pequeno córrego, desta vez pedi para o Sr.Nicolau ir dirigindo enquanto eu ficava na janela olhando para ver se encontraríamos algo, não demorou muito e vimos bastante movimentação no córrego, conseguimos registrar  filhote de jaçanã (Jacana jacana), frango-d'água-comum (Gallinula galeata), frango-d'água-azul (Porphyrio martinica) e irerê (Dendrocygna viduata), registros novos e interessantes pois não haviam para esta área e tudo isso sem sair do carro hehehe...


filhote de jaçanã (Jacana jacana)

frango-d'água-comum (Gallinula galeata)

frango-d'água-azul (Porphyrio martinica)

irerê (Dendrocygna viduata)


Na volta fomos surpreendidos por vários filhotes  de coruja-buraqueira que fazia um campo de futebol como moradia, eram tão fofinhos que pareciam ser ate de pelúcia..


coruja-buraqueira (Athene cunicularia)

coruja-buraqueira (Athene cunicularia)

coruja-buraqueira (Athene cunicularia)
Meu dia estava pra corujas e adorei estes encontros que eu tive com elas, obrigado a todos e ate a próxima passarinhada...

Um comentário:

Juli disse...

Maravilha de post!Estas corujinhas são muito fofas!