Sobre AvifaunaMagé

Avifauna Mageense.
Por Paulo Dias.

Cidade pequena, cercada por verde, ambiente costeiro, manguezais e perto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos,Petrópolis, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Já foram registradas mais de 200 espécies de aves, e o levantamento ainda está sendo realizado.


O município de Magé ocupa uma área de 360,6 km². Limita-se ao norte com Petrópolis, ao oeste com Duque de Caxias, ao leste com o município de Guapimirim e ao sul com a Baía de Guanabara.

Destaques: Tucanuçu, um emocionante registro que fiz de três indivíduos em Suruí, martinho-pescador-verde, gavião-caramujeiro, acauã, beija-flor-roxo e Apuim-de-cauda-amarela.

Oportunidades fotográficas: boas e às vezes muito boas. Principalmente nos manguezais que podem ser avistadas a sanã-parda e a sanã-carijó, na Reserva Floresta do Pico em Santo aleixo,e em Raiz da Serra.

Onde fotografamos: Suruí,Barão de Iriri,Raiz da Serra, Santo-Aleixo, Mauá, Cachoeira Grande.Reserva Floresta do Pico.
Onde se hospedar: Reserva Floresta do Pico, possui otimas trilhas internas, local com muita paz e tranquilidade e fica ao lado do Paque Nacional da Serra dos Orgãos. http://www.florestadopico.com.br

Como chegar:  Pegue a linha vermelha, saia na rodovia Washington Luiz, passe por Caxias, fique atento a entrada de Magé, estrada Rio-Magé.

Guia: Não há um guia ornitológico especializado na região, mas se combinarmos com antecedência, posso passar mais informações ou até acompanhar a pessoa interessada em passarinhar em Magé e tambem acompanhar nas Trilhas da Reserva Floresta do Pico, onde estamos iniciando a observaçao de aves junto com os Irmãos Daniel e Gabriel Mello que estão me ajudando nos registros das espécies do local.

Clima: O clima em Magé é tropical em quase todo o município, exceto em áreas próximas na Serra dos Órgãos, como Raíz da Serra e Meio da Serra (um bairro bi-municipal, que também, faz parte de Petrópolis) onde o clima predominante é o Tropical de Altitude.
A média de temperaturas mínimas é de 22°C. Em Inhomirim, no entanto, a temperatura pode chegar a uma média mínima de 14,4°C durante o mês de julho, podendo chegar a 10°C. A menor temperatura já registrada no município foi de 2,4 °C no dia 2 de agosto de 1955 em Pau Grande, acompanhada de uma geada fraca.

Mangue
Uma das vegetações características de Magé são os mangues, podendo ser encontradas bastantes variedades, principalmente no rio Suruí como, por exemplo, o colhereiro (Platalea ajaja), trinta-réis e espécies da família dos Pelecaniformes que inclui as famílias do socós e das garças como por exemplo a garça-azul (Egretta caerulea).
Estou ainda em andamento com os registros na cidade que até agora já somam mais de 170 espécies. Para mim um dos registros mais emocionantes foi do Tucanuçu (Ramphastos Toco) em Suruí. Eram três indivíduos, que sempre são avistados na região, e tive a honra de fotografá-los. Cerca de 80% dos registros na cidade de Magé foram feitos em Suruí e em Raiz da Serra.


Um pouco sobre Magé

História do muncípio: fundado no ano de l566, há 447 anos, sendo um dos primeiros municípios brasileiros surgidos após o Descobrimento do Brasil, no ano de 1500. Foi fundado no período da colonização do Brasil, por colonos portugueses. No ano de 1696, com o desenvolvimento em novas extensões de terras, mudou para a categoria de Freguesia; em 1789 passou a ser conhecida como Vila; e em 1857, denominou-se cidade de Magé, que permanece até hoje. No início de sua povoação muitos navios negreiros descartavam os escravos que tinham para ser vendidos, buscavam iguarias, e levavam carregamentos no seu retorno, e isto até o final de 1888.

Coluna feita para o Site;Virtude Ag